"Surpresas" em Marte

A 'Phoenix' tem estudado o solo e a atmosfera de Marte e detectou a presença, há muito apontada, de água no planeta.<br />
Publicado a
Atualizado a

A última revelação chegou quando uma amostra de solo foi aquecida no forno do laboratório TEGA. Durante o primeiro ciclo de aquecimento, assim que se atingiu a temperatura de zero graus centígrados (temperatura de fusão da água), o espectrómetro de massa associado aos equipamentos deste pequeno laboratório detectou a presença de água. Confirmam-se assim suposições antigas que há muito davam como certa a existência de água gelada sob o solo marciano.

Esta não foi, contudo, a primeira das revelações nascidas das análises efectuadas neste pequeno laboratório de química húmida a bordo da Phoenix. A 24 de Junho, o braço ro botizado colocou no seu interior amostras que submeteu a testes dos quais resultou a revelação da al calinidade de um solo com pH entre 8 e 9 e na composição do qual foi en contrado magnésio, sódio, potássio e cloro.

"Marte revela-nos surpresas", confirmou Peter Smith, da Universidade do Arizona, num comunicado da NASA. "Estamos entusiasmados porque as surpresas surgem onde as descobertas ocorrem", continuou. O investigador acrescentou ainda que uma das revelações desta missão tem a ver com o comportamento químico do solo marciano, vincando diferenças com o que se havia suposto em antigos modelos e simulações.

Desde que atingiu a superfície marciana a 25 de Maio, a Phoenix tem dedicado parte dos seus estudos ao solo do planeta. Ao mesmo tempo, um outro instrumento, de origem canadiana, tem usado raios laser para estudar a atmosfera marciana. Um panorama visual da área em volta da Phoenix foi entretanto concluído, revelando características morfológicas típicas de um solo gelado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt